quarta-feira, 15 de abril de 2009

Stammtisch

No próximo dia 25 de abril, acontece em Blumenau o 18º STRASSENFEST MIT STAMMTISCHTREFFEN, ou simplesmente Encontro de Stammtisch de Blumenau.


O Schanps Klub tem a honra de participar mais uma vez deste encontro, o que já vem fazendo a pelo menos 15 edições anteriores.



Agora, falando sério, você sabe o que significa "stammtisch"?


Abaixo reproduzo um breve histório sobre o significado desta expressão, elaborado pelo idealizador destes encontros aqui em Blumenau, Sr. Dr. Luiz Eduardo Caminha.



O termo stammtisch é formado da junção das palavras stamm, que significa tronco e tisch, que significa mesa. Ou seja, numa tradução fiel "mesa de tronco". O dicionário Michaelis (alemão/ português), acrescenta dois outros aspectos que procuram explicar o significado do termo: "Stammtisch, mesa cativa de grupo de frequentadores". Desta forma, define um local pré-determinado (mesa cativa) e incorpora, a este local, a presença de um grupo de frequentadores habituais.
Entretanto, além dos aspectos pré-determinantes que envolvem o sentido do termo, para entendê-lo é preciso trazer à luz o espírito reinante neste ambiente. Não é outra a intenção demonstrada numa jocosa definição contida em uma placa pirografada afixada num espaço existente para a reunião destes grupos na Cervejaria Hofbräuhaus, em Munique.
A este respeito, por ocasião da comemoração dos 400 anos desta cervejaria, em 1989, o apresentador do programa especial rodado pela TV alemã ZDF assim traduziu a salada de letras contida nesta placa: "Stammtisch é: Um determinado local, uma determinada mesa, num determinado canto, onde em determinados dias, umas determinadas pessoas, num determinado horário, tomam assento em determinadas cadeiras. Ali, com uma determinada quantidade de uma determinada bebida, falam sobre alguns determinados temas, e então numa determinada hora, com um determinado porre, determinam ir para casa onde uma determinada pessoa espera, com certeza, com um determinado protesto".
E conclui o apresentador da ZDF: "Isto está determinadamente certo".
Uma versão mais romântica do que significa stammtisch, passada geração após geração pela tradição oral, conta que o termo começou a ser usado na Idade Média. Os lenhadores bávaros, ao cortar a primeira árvore de uma nova área de extração de madeiras, faziam-no à altura de uma mesa e, de seus galhos mais grossos, cortavam toletes que lhes serviriam de bancos. Era ao redor desta mesa improvisada que faziam suas refeições e, ao final do trabalho diário, ali se reuniam para bater papo, planejar o dia seguinte e bebericar do vinho que traziam em seus alforjes. O seu tronco comum (stamm), era a sua própria profissão ou atividade (lenhadores) e o espírito reinante ao final de cada jornada de trabalho, ao redor daquela improvisada mesa (tisch), forjada no tronco da árvore, não era outro que relaxar, jogar conversas ao léu, cultivar a amizade, celebrar a vida.
Segundo esta versão, o hábito daqueles lenhadores ganhou as tabernas, nas cidades, e nestes ambientes, teria se perpetuado o nome stammtisch para todos aqueles que, habitualmente, as freqüentavam e costumavam, na companhia de amigos, sentar-se numa mesma mesa previamente reservada ou que lhes era cativa. Mais tarde, o nome acabou identificando aqueles que, além da amizade, detinham outros aspectos comuns, o mesmo local de trabalho, uma determinada atividade cultural, social ou política, etecetera (mesmo tronco, mesmas raízes), que justificasse o fato de se encontrarem, ao redor de uma mesma mesa, uma mesa cativa.
Foi ali, no ambiente das tabernas que os grupos se deixaram envolver por outra bebida além do vinho, a cerveja, na maioria dos casos, como ainda hoje, era produzida nestes próprios estabelecimentos ou na cidade aonde se localizavam.
Certa, errada ou meramente especulativa, esta versão é a que, sem sombra de dúvida, mais se encaixa com o jeito de ser dos stammtische espalhados pela Alemanha, Áustria, Suíça, Dinamarca e em outros países sob influência tedesca, bem como aqui no Brasil, nas cidades colonizadas por descendentes destes países.

Muito interessante, heim?

Sendo assim, nos resta aguardar o dia 25 chegar, juntar nosso apetrechos e ir ao nosso lugar mais do que cativado, a Rua XV de Novembro !!!!


Saudações!
Escreveu Décio Isleb


Schnaps Klub - 2009

Foto de parte do grupo no encontro realizado em 2008.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Lembranças

Olá pessoal, tudo bem? Aos poucos vou atualizando nosso Blog. Esta foto é do fundo do baú.

Uma das lembranças de nossa participação nos desfiles oficiais da Oktoberfest de Blumenau. Não lembro bem o ano, mas creio que foi em 2003. Tradicional Jeep do Sr. Felipe Isleb (o qual já foi vendido), enfeites e o barril de carvalho sobre o santo-antônio.

As figuras aí presentes são: Jeferson Hobus, bem no alto fazendo pose e sentado sobre o capô é o James, os demais já ficam difíceis de identificar. Posso afirmar que o bombeador oficial Chopp sempre foi o Calinho, que até aparece o chapéu branco, sentado atrás do carro.
Temos muita história pra contar e fotos de nossos eventos e encontros para serem publicadas, afinal são quase 13 anos de histórias oficiais do grupo, porém as festas ocorrem há muito mais tempo.

Trarei até ao site este ano os fatos que mais marcaram a trajetória do grupo até aqui, com relatos dos fundadores, idealizadores e integrantes do Schnaps Klub, fazer uma espécie de retrospectiva no tempo, o que será de grande importância e relevância a todos os simpatizantes e novos integrantes do grupo, até mesmo para manter a cultura dos Stammtisch, bastante tradicional em nossa região.

Fiquem ligados, em breve vem muita novidade por aí!

Saudações!
Schnaps Klub – 2009 - Um Novo Grupo!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Breve Histórico


Bem Vindo ao Blog do Schnaps Klub!

Somos um grupo de amigos que se reúnem para conversar e beber uma cerveja ou chopp bem geladinho. Nosso diferencial é que não somos tão bem organizados, mas sempre estamos juntos, a amizade é o que importa.

Fundado em Maio de 1996, e com o nome de “Clube da Cachaça” traduzido do alemão, o grupo iniciou sua atividades em acampamentos que eram realizados no Morro Azul na cidade de Timbó e em eventos como as tradicionais corridas em estrada de barro no município de São Bento do Sul.

De lá pra cá anos se passaram, fomos crescendo e nos organizando um pouco melhor, a grande saga do Grupo foi a realização do seu primeiro Baile do Chopp, realizado em Novembro de 1999, foi um grande sucesso que se repetiu por mais 2 vezes (se não me engano foi em 2001 e 2004).

Além do baile, nosso grupo também fez a por vários anos a alegria de muitas crianças na época do natal, realizando uma grande festa na comunidade do Passo Manso com as crianças da creche do nosso bairro.

Em agosto do ano 2000 houve o primeiro Encontro de Stammtisch de Blumenau, se não do Brasil, onde foi a nossa oportunidade de participar e fazer parte da tradição de se manter um Grupo de Stammtisch, que nada mais é do que um grupo de amigos que se reúnem periodicamente para conversar, beber, praticar algum esporte ou algo do gênero.

De lá pra cá nos inscrevemos em todos os encontros, que aconteciam 2 vezes ao ano, coisa que mudou há 2 anos, onde o encontro agora é apenas anual, em abril.
Ajudou muito a promoção desses encontros de Stammtisch para o fortalecimento do nosso grupo, fazendo com que nos unissem ainda mais.

Também não posso esquecer de citar os diversos desfiles da Oktoberfest que o Schnaps Klub também participou, juntamente com o Clube de Caça e Tiro Passo Manso, Clube este, que continuamos ligados e associados.

O grupo foi crescendo, seus integrantes também, na época de sua fundação eram todos solteiros, alguns com suas namoradas, mas tinham apenas seus 16, 18 ou 20 anos, mas a medida que o tempo foi passando alguns saíram do grupo, mas nenhum nunca nos abandonou, apenas não participavam mais de todos nossos encontros.

Hoje em dia, é difícil controlar, manter, presidir um grupo desses, requer muita dedicação e muita, mas muita paciência, visto as inúmeras discórdias, que um grupo de amigos sempre vai ter, mas aos poucos nos vamos mantendo-o, temos cerca de 15 integrantes, atuantes no grupo, mas com certeza iremos revitalizar o nosso nome, pois somos um grupo tradicional de nossa cidade e também da região e assim o Schnaps Klub voltará a fazer o sucesso que sempre fazia.

Saudações!
Schnaps Klub – 2009 - Um Novo Grupo!